

Conheça
nossa historia.

LIGA ÁLVARO BAHIA CONTRA A MORTALIDADE INFANTIL: DO SONHO DE UM PEDIATRA BAIANO À CONSOLIDAÇÃO DE UMA DAS MAIS IMPORTANTES INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS DO ESTADO
O ano era 1923. O pediatra Álvaro Pontes Bahia tinha um desejo de modificar a triste realidade da saúde das crianças da Bahia, frente a um quadro de mortalidade preocupante. Talvez ele não imaginasse que a sua ideia pioneira resultaria em uma das mais importantes entidades do estado, à frente não somente do Hospital Martagão Gesteira, como também do Hospital Sokids, do Hospital Estadual da Criança (HEC), do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA). Estes dois últimos sob contrato de gestão.


Linha
do tempo
1923

Início de tudo
O ano era 1923. O pediatra Álvaro Pontes Bahia tinha um desejo de modificar a triste realidade da saúde das crianças da Bahia, frente a um quadro de mortalidade preocupante. Talvez ele não imaginasse que a sua ideia pioneira resultaria em uma das mais importantes entidades do estado, à frente não somente do Hospital Martagão Gesteira, como também do Hospital Sokids, do Instituto de Ensino da Saúde e Gestão (IESG), do Hospital Estadual da Criança (HEC) e do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA). Estes dois últimos sob contrato de gestão.
1930

Início das atividades
A Liga desenvolve suas atividades na Pupileira Juracy Magalhães, com atendimento a crianças de até dois anos
1937

Puericultura Raymundo
Foi criada a Escola de Puericultura Raymundo Pereira de Magalhães, onde foi instalado o primeiro Banco de Leite Materno do País. No imóvel onde ele funcionou, está localizado hoje o CRE-TEA.
1946

Hospital Martagão Gesteira
Foi lançada a pedra fundamental do Hospital Martagão Gesteira pelo então ministro Souza Campos, da Educação e Saúde, no bairro do Tororó.
1951

Início das Obras
Início das obras para construção do Hospital Martagão Gesteira.
1965

Inauguração do Martagão Gesteira.
O Hospital levou quase 20 anos para ser construído. Era o grande ideal e sonho de vida de Álvaro Bahia: um hospital de referência, que atende pacientes 100% originários do SUS. O principal objetivo era suprir a carência de leitos pediátricos na Bahia, com especial atenção aos prematuros. Na ocasião, era o primeiro e único hospital pediátrico do Norte/Nordeste do Brasil, unidade imprescindível para a saúde das crianças no estado, particularmente as mais carentes, contribuindo, grandemente, para a assistência, apoio e tratamento de milhares de anônimos pequeninos desfavorecidos e suas famílias. No entanto, Álvaro Bahia não teve a satisfação de ver sua obra em completo funcionamento. Ele aguardava as definições financeiras que assegurariam a manutenção plena, mas faleceu em 8 de outubro de 1964, aos 72 anos. O Hospital foi inaugurado em março do ano seguinte.
1966

Segunda etapa Martagão
Inauguração da segunda etapa do Martagão. Inicialmente, havia começado o atendimento no ambulatório. Em seguida, toda a unidade de internação foi inaugurada.
1967

Novo Nome
A entidade filantrópica passa a se chamar “Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil”, em homenagem ao seu idealizador; É instituído também o Prêmio Álvaro Bahia para ser concedido, anualmente, ao melhor trabalho apresentado de cunho sócio-científico-cultural sobre a criança.
1968

Morte de Álvaro Bahia
Morre, em Salvador, no dia 8 de outubro, aos 72 anos, Álvaro Bahia, em decorrência de um acidente vascular cerebral.
1996

Crise
Grave e maior crise do Martagão Gesteira.
1997

Fechamento do Hospital
Fechamento do Hospital Martagão Gesteira de fevereiro a dezembro.
1998

Reabertura
Reabertura do Martagão.
2000 a 2010

Ampliação
Martagão amplia sua estrutura física e aumenta a oferta de serviços de alta complexidade.
2011

Unidade de Neurocirurgia
Martagão inaugura a primeira Unidade de Neurocirurgia Pediátrica da Bahia.
2012

Unidade de Treinamento para Desospitalização
Martagão inaugura a Unidade de Treinamento para Desospitalização (UTD), um projeto inovador no país, e desenvolve o Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD).
2014

Histórico Documental
Para salvaguardar a história e memória do pediatra Álvaro Bahia, o Arquivo Histórico Documental passa a funcionar.
2015

Hospital Estadual da Criança
Liga Álvaro Bahia assume gestão do Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana; Martagão inaugura a UTI Neonatal Cirúrgica José Bahia, primeira e única do estado da Bahia; Cantora Ivete Sangalo faz primeiro show em prol do Martagão.
2016

Hospital Sokids
A Liga abre o Sokids, sua primeira unidade de saúde suplementar, localizado em Vilas do Atlântico em Lauro de Feritas. O Hospital Infantil Sokids é a única unidade de emergência pediátrica 24 horas que atende à saúde suplementar neste município da Região Metropolitana de Salvador. É referência para atendimento de pacientes de 0 a 17 anos em Lauro de Freitas e cidades circunvizinhas. Nos últimos anos, a unidade hospitalar tem adequado sua estrutura para oferecer melhores condições de atendimento aos seus pacientes e familiares.
2016

CRE-TEA
A entidade filantrópica assume a gestão e inaugura o CRE-TEA, no bairro do Campo Grande. É nesse ano também que a Liga Álvaro Bahia inaugura o Hospital Sokids, unidade própria localizada em Vilas do Atlântico. A cantora Ivete Sangalo faz o segundo show em prol do Martagão.
2017

HEC
HEC inaugura a maternidade.
2019

I Jornada de Pediatria
Realização da I Jornada de Pediatria. Neste ano, o Ministério da Saúde habilita o Martagão para realização de transplantes. Contrato de gestão do HEC é renovado por mais cinco anos.
2020

Reformulação
Impantação do Programa de Transplante de Medula Óssea do Martagão, além da criação de UTI e Enfermaria destinadas exclusivamente para Covid-19. O Instituto de Ensino da Saúde e Gestão, unidade própria da Liga Álvaro Bahia, é reformulado e tem suas atividades intensificadas.
2021

Nova Fachada
Entrega da nova fachada do Martagão e aprimoramento das medidas de prevenção e combate a incêndio e controle de pânico. Liga Álvaro Bahia assume gestão de Hospital de Campanha de Itapuã. A entidade filantrópica passou também a investir ainda mais em Governança, com transformação digital, contratação da Ernst & Young – uma das quatro maiores empresas especializadas em auditoria do mundo.
2021

Gestão Hospital de Campanha de Itapuã
Durante o enfrentamento da pandemia de Covid, a Liga assume em caráter excepcional a gestão do Hospital de Campanha de Itapuã, unidade da Prefeitura de Salvador
2021

Central de Serviços Compartilhados (CSC)
A Central de Serviços Compartilhados (CSC) da Liga se torna uma unidade responsável por centralizar e otimizar a gestão de processos estratégicos e operacionais das unidades da instituição. Essa centralização promove eficiência, padronização e redução de custos, garantindo que as unidades da Liga possam focar em sua missão de oferecer saúde de qualidade. Por meio da integração de recursos e da adoção de boas práticas de governança, a CSC fortalece a sustentabilidade da instituição, aprimora a tomada de decisão e impulsiona a inovação, tornando a Liga ainda mais estratégica e competitiva no cenário da saúde.
2023

Reinauguração Transformar
A Liga reinaugura a Transformar (anteriormente, denominado Centro Novo Mundo), uma clínica especializada em TEA (Transtorno do Espectro Autista) e Desenvolvimento Atípico localizada em Lauro de Freitas. A unidade tem como objetivo o atendimento especializado e multiprofissional no cuidado ao paciente com diagnóstico de atraso no desenvolvimento, desde a primeira infância até os 14 anos.
2024

Hospital Materno Infantil de Alagoinhas (HMIA)
Inauguração do Hospital Materno Infantil de Alagoinhas (HMIA) sob gestão da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil. Com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital atende a região de Alagoinhas e outros 22 municípios. Ainda no mesmo ano a Liga alcança novos horizontes ao inaugurar, também sob sua gestão, o Hospital da Criança de Maringá (HCM) no estado do Paraná , mudando sua visão para ser líder no Brasil no cuidado da criança até 2030. O HCM atende crianças e adolescentes em serviços de média e alta complexidade hospitalar e ambulatorial em Maringá e região.
2025

Crescer
A Liga Álvaro Bahia lançou a Crescer , sua nova unidade dedicada à captação de recursos para garantir a sustentabilidade das operações e fortalecer a atuação em prol da saúde de crianças, adolescentes e mães. Diante do subfinanciamento do SUS, a Crescer surge como uma estrutura organizada para mobilizar a sociedade, empresas e doadores, garantindo a continuidade do atendimento em hospitais como o Martagão Gesteira, o Hospital Materno Infantil de Alagoinhas e o Hospital da Criança de Maringá. Com expertise na inscrição de projetos, mapeamento de financiamentos e realização de eventos, a Crescer possibilita ampliações, melhorias e inovações tecnológicas nas unidades atendidas. A unidade agora integra captação, comunicação, marketing e voluntariado, fortalecendo o compromisso filantrópico da Liga Álvaro Bahia.
2025

60 Anos do Martagão
60 Anos do Martagão: No mesmo ano, o Hospital Martagão Gesteira, o grande sonho do Dr. Alvaro Bahia completou 60 Anos. O HMG celebrou este marco historico com um bolo de 60 metros, que foi compartilhado com colaboradores, pacientes, familiares e a comunidade do bairro do Tororó.
1923

Início de tudo
O ano era 1923. O pediatra Álvaro Pontes Bahia tinha um desejo de modificar a triste realidade da saúde das crianças da Bahia, frente a um quadro de mortalidade preocupante. Talvez ele não imaginasse que a sua ideia pioneira resultaria em uma das mais importantes entidades do estado, à frente não somente do Hospital Martagão Gesteira, como também do Hospital Sokids, do Instituto de Ensino da Saúde e Gestão (IESG), do Hospital Estadual da Criança (HEC) e do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA). Estes dois últimos sob contrato de gestão.
1930

Início das atividades
A Liga desenvolve suas atividades na Pupileira Juracy Magalhães, com atendimento a crianças de até dois anos
1937

Puericultura Raymundo
Foi criada a Escola de Puericultura Raymundo Pereira de Magalhães, onde foi instalado o primeiro Banco de Leite Materno do País. No imóvel onde ele funcionou, está localizado hoje o CRE-TEA.
1946

Hospital Martagão Gesteira
Foi lançada a pedra fundamental do Hospital Martagão Gesteira pelo então ministro Souza Campos, da Educação e Saúde, no bairro do Tororó.
1951

Início das Obras
Início das obras para construção do Hospital Martagão Gesteira.
1965

Inauguração do Martagão Gesteira.
O Hospital levou quase 20 anos para ser construído. Era o grande ideal e sonho de vida de Álvaro Bahia: um hospital de referência, que atende pacientes 100% originários do SUS. O principal objetivo era suprir a carência de leitos pediátricos na Bahia, com especial atenção aos prematuros. Na ocasião, era o primeiro e único hospital pediátrico do Norte/Nordeste do Brasil, unidade imprescindível para a saúde das crianças no estado, particularmente as mais carentes, contribuindo, grandemente, para a assistência, apoio e tratamento de milhares de anônimos pequeninos desfavorecidos e suas famílias. No entanto, Álvaro Bahia não teve a satisfação de ver sua obra em completo funcionamento. Ele aguardava as definições financeiras que assegurariam a manutenção plena, mas faleceu em 8 de outubro de 1964, aos 72 anos. O Hospital foi inaugurado em março do ano seguinte.
1966

Segunda etapa Martagão
Inauguração da segunda etapa do Martagão. Inicialmente, havia começado o atendimento no ambulatório. Em seguida, toda a unidade de internação foi inaugurada.
1967

Novo Nome
A entidade filantrópica passa a se chamar “Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil”, em homenagem ao seu idealizador; É instituído também o Prêmio Álvaro Bahia para ser concedido, anualmente, ao melhor trabalho apresentado de cunho sócio-científico-cultural sobre a criança.
1968

Morte de Álvaro Bahia
Morre, em Salvador, no dia 8 de outubro, aos 72 anos, Álvaro Bahia, em decorrência de um acidente vascular cerebral.
1996

Crise
Grave e maior crise do Martagão Gesteira.
1997

Fechamento do Hospital
Fechamento do Hospital Martagão Gesteira de fevereiro a dezembro.
1998

Reabertura
Reabertura do Martagão.
2000 a 2010

Ampliação
Martagão amplia sua estrutura física e aumenta a oferta de serviços de alta complexidade.
2011

Unidade de Neurocirurgia
Martagão inaugura a primeira Unidade de Neurocirurgia Pediátrica da Bahia.
2012

Unidade de Treinamento para Desospitalização
Martagão inaugura a Unidade de Treinamento para Desospitalização (UTD), um projeto inovador no país, e desenvolve o Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD).
2014

Histórico Documental
Para salvaguardar a história e memória do pediatra Álvaro Bahia, o Arquivo Histórico Documental passa a funcionar.
2015

Hospital Estadual da Criança
Liga Álvaro Bahia assume gestão do Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana; Martagão inaugura a UTI Neonatal Cirúrgica José Bahia, primeira e única do estado da Bahia; Cantora Ivete Sangalo faz primeiro show em prol do Martagão.
2016

Hospital Sokids
A Liga abre o Sokids, sua primeira unidade de saúde suplementar, localizado em Vilas do Atlântico em Lauro de Feritas. O Hospital Infantil Sokids é a única unidade de emergência pediátrica 24 horas que atende à saúde suplementar neste município da Região Metropolitana de Salvador. É referência para atendimento de pacientes de 0 a 17 anos em Lauro de Freitas e cidades circunvizinhas. Nos últimos anos, a unidade hospitalar tem adequado sua estrutura para oferecer melhores condições de atendimento aos seus pacientes e familiares.
2016

CRE-TEA
A entidade filantrópica assume a gestão e inaugura o CRE-TEA, no bairro do Campo Grande. É nesse ano também que a Liga Álvaro Bahia inaugura o Hospital Sokids, unidade própria localizada em Vilas do Atlântico. A cantora Ivete Sangalo faz o segundo show em prol do Martagão.
2017

HEC
HEC inaugura a maternidade.
2019

I Jornada de Pediatria
Realização da I Jornada de Pediatria. Neste ano, o Ministério da Saúde habilita o Martagão para realização de transplantes. Contrato de gestão do HEC é renovado por mais cinco anos.
2020

Reformulação
Impantação do Programa de Transplante de Medula Óssea do Martagão, além da criação de UTI e Enfermaria destinadas exclusivamente para Covid-19. O Instituto de Ensino da Saúde e Gestão, unidade própria da Liga Álvaro Bahia, é reformulado e tem suas atividades intensificadas.
2021

Nova Fachada
Entrega da nova fachada do Martagão e aprimoramento das medidas de prevenção e combate a incêndio e controle de pânico. Liga Álvaro Bahia assume gestão de Hospital de Campanha de Itapuã. A entidade filantrópica passou também a investir ainda mais em Governança, com transformação digital, contratação da Ernst & Young – uma das quatro maiores empresas especializadas em auditoria do mundo.
2021

Gestão Hospital de Campanha de Itapuã
Durante o enfrentamento da pandemia de Covid, a Liga assume em caráter excepcional a gestão do Hospital de Campanha de Itapuã, unidade da Prefeitura de Salvador
2021

Central de Serviços Compartilhados (CSC)
A Central de Serviços Compartilhados (CSC) da Liga se torna uma unidade responsável por centralizar e otimizar a gestão de processos estratégicos e operacionais das unidades da instituição. Essa centralização promove eficiência, padronização e redução de custos, garantindo que as unidades da Liga possam focar em sua missão de oferecer saúde de qualidade. Por meio da integração de recursos e da adoção de boas práticas de governança, a CSC fortalece a sustentabilidade da instituição, aprimora a tomada de decisão e impulsiona a inovação, tornando a Liga ainda mais estratégica e competitiva no cenário da saúde.
2023

Reinauguração Transformar
A Liga reinaugura a Transformar (anteriormente, denominado Centro Novo Mundo), uma clínica especializada em TEA (Transtorno do Espectro Autista) e Desenvolvimento Atípico localizada em Lauro de Freitas. A unidade tem como objetivo o atendimento especializado e multiprofissional no cuidado ao paciente com diagnóstico de atraso no desenvolvimento, desde a primeira infância até os 14 anos.
2024

Hospital Materno Infantil de Alagoinhas (HMIA)
Inauguração do Hospital Materno Infantil de Alagoinhas (HMIA) sob gestão da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil. Com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital atende a região de Alagoinhas e outros 22 municípios. Ainda no mesmo ano a Liga alcança novos horizontes ao inaugurar, também sob sua gestão, o Hospital da Criança de Maringá (HCM) no estado do Paraná , mudando sua visão para ser líder no Brasil no cuidado da criança até 2030. O HCM atende crianças e adolescentes em serviços de média e alta complexidade hospitalar e ambulatorial em Maringá e região.
2025

Crescer
A Liga Álvaro Bahia lançou a Crescer , sua nova unidade dedicada à captação de recursos para garantir a sustentabilidade das operações e fortalecer a atuação em prol da saúde de crianças, adolescentes e mães. Diante do subfinanciamento do SUS, a Crescer surge como uma estrutura organizada para mobilizar a sociedade, empresas e doadores, garantindo a continuidade do atendimento em hospitais como o Martagão Gesteira, o Hospital Materno Infantil de Alagoinhas e o Hospital da Criança de Maringá. Com expertise na inscrição de projetos, mapeamento de financiamentos e realização de eventos, a Crescer possibilita ampliações, melhorias e inovações tecnológicas nas unidades atendidas. A unidade agora integra captação, comunicação, marketing e voluntariado, fortalecendo o compromisso filantrópico da Liga Álvaro Bahia.
2025

60 Anos do Martagão
60 Anos do Martagão: No mesmo ano, o Hospital Martagão Gesteira, o grande sonho do Dr. Alvaro Bahia completou 60 Anos. O HMG celebrou este marco historico com um bolo de 60 metros, que foi compartilhado com colaboradores, pacientes, familiares e a comunidade do bairro do Tororó.