Na manhã desta terça-feira (8), cerca de 60 crianças internadas no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, participaram da 3ª edição do projeto "Alegria a Galope", realizado pelo HEC em parceria com a Cavalaria da Polícia Militar. A ação faz parte das atividades em comemoração ao Mês da Criança na unidade, que promoverá outras iniciativas ao longo de outubro para os pacientes.
A equipe do HEC celebrou a parceria com a Polícia Militar. Izane Andrade, gerente de enfermagem, ressaltou a importância dessas atividades para aliviar o peso emocional da hospitalização, especialmente para crianças em tratamento oncológico. "Essa interação auxilia na recuperação e ajuda a quebrar o peso que é a hospitalização para uma criança", comentou.
Thiago Pionório, gerente operacional do HEC, reforçou que a ação faz parte do projeto de humanização do hospital e traz avanços terapêuticos significativos. "A atividade tem efeitos muito positivos tanto na assistência ao paciente quanto na resposta da comunidade, ajudando a ressignificar o processo de doença para o paciente e sua família", explicou.
As mães das crianças também elogiaram a iniciativa. Elizabeth Matos de Moraes, mãe de Aila Moraes Marques, relatou a alegria da filha durante a interação. "Ela está amando, está muito feliz, e ver essa felicidade é o mais importante para mim", disse. Maria Aparecida das Neves Santos, mãe de Ícaro dos Santos Reis, destacou o impacto positivo da ação: "Foi maravilhoso, ele até deu comida na boca do cavalo."
O Hospital Estadual da Criança é uma unidade de saúde pertencente à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e gerenciada pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil. Além da ação com a Cavalaria da Polícia Militar, outras atividades já foram e continuarão sendo realizadas ao longo do mês, celebrando o Mês da Criança e proporcionando momentos de descontração e alegria para os pacientes.