HOSPITAL DA CRIANÇA DE MARINGÁ - HCM

Atender crianças e adolescentes em serviços de média e alta complexidade hospitalar e ambulatorial de Maringá e região.
Imagem Banner

Hospital da Criança de Maringá foi inaugurado em 16 de setembro de 2024 terá seu funcionamento por fases. Na primeira etapa, estão previstos 61 leitos – 37 deles (60%), entre clínicos e cirúrgicos, para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de contratualização com a Secretaria Municipal de Maringá. O complexo hospitalar é resultado do empenho da Prefeitura de Maringá para garantir atendimento especializado de forma mais ágil e rápida para crianças e adolescentes.

Os demais leitos (24) serão destinados à Saúde Suplementar, ainda em fase de implementação. O Hospital da Criança não é porta aberta. Todo atendimento será feito de forma referenciada, pela Central de regulação. Desde a inauguração, funcionará também o ambulatório, com consultas e exames laboratoriais.

Atenderá pacientes das macrorregiões noroeste e norte do estado do Paraná, compostas por 212 municípios. Vai dispor também de um Hospital Dia, com 12 leitos, para atendimentos voltados especificamente para as cirurgias que não demandam internamentos. O paciente é submetido ao procedimento e recebe alta no mesmo dia.

O Hospital da Criança contará também, a partir de 1º de outubro, com Pronto Atendimento referenciado, ou seja, os pacientes serão encaminhados pela Central de Regulação, Centro de Especialidades com 28 consultórios, Centro de Imagem, que disponibilizará Raio X, ultrassonografia, eletrocardiograma e exames laboratoriais, além de um Centro Cirúrgico, com 03 salas.

No Centro de Especialidades, serão disponibilizados atendimentos nas áreas de pediatria clínica, cirurgia, ortopedia, infectologia, otorrinolaringologia, cardiologia, pneumologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, entre outras. O Hospital da Criança também contará com profissionais da equipe multiprofissional, das áreas da nutrição, fonoaudiologia e fisioterapia, para atendimento de demandas específicas dos pacientes .

No total, serão três fases para implementação de todo o hospital, que tem 24 mil metros quadrados, com 18 blocos. Estão previstos para as próximas etapas, um total de 148 leitos de enfermaria, 20 leitos de UTI pediátrica, 20 leitos de UTI neonatal, atendimento a pacientes oncológicos, mais sete quatro salas de cirurgia, além de área de ensino e pesquisa.