HEC

O Hospital Estadual da Criança (HEC) é uma unidade inaugurada em 26 de Agosto de 2010 pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), gerida desde 2015 pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI). Situado em Feira de Santana, desenvolve assistência terciária a crianças de faixa etária de zero até 16 anos incompletos e conta também com uma maternidade no local.
Imagem Banner

Inaugurada em 19 de Dezembro de 2017, a maternidade do HEC é capaz de realizar partos de alto risco e cirurgias obstétricas, e Banco de Leite Humano (BLH), inaugurado em 19 de Maio de 2020, beneficiando, somente em um ano de funcionamento, uma média de 700 bebês recém-nascidos da Bahia.

Em 2022, a unidade hospitalar, referência em pediatria e obstetrícia no interior da Bahia, obteve reconhecimento pela qualidade na assistência prestada e segurança do paciente. A certificação foi concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com o segmento “ONA nível 1”, e avaliada com base nos recursos disponíveis e na complexidade da unidade hospitalar.

Com foco na segurança do paciente, o Hospital passou por uma avaliação detalhada através de uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e também por uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio.

De acordo com informações da ONA, considera-se que a certificação de uma organização de saúde através da Acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.

O Hospital dispõe de um ambulatório de especialidades médicas pediátricas, dentre elas Pneumologia, Ortopediatria e Traumatologia, Neurologia, Nefrologia, Infectologia, Cirurgia Pediátrica e Oncologia; serviços de diagnose e terapia; internação e atividades de ensino e pesquisa. Está instalado em 8.568 m2 de área construída, dividido em sete pavimentos. No total, há 253 leitos de internação e 33 de emergência.

O acesso à unidade é organizado pelo dispositivo de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) para prestar assistência humanizada, garantindo boas práticas e a segurança na atenção às crianças e gestantes da Bahia.

Comissões

– Colegiado Gestor Materno Infantil
– Comissão de Avaliação e Revisão de Óbitos
– Comissão de Avaliação do Prontuário do Paciente
– Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)
– Comissão de Ética de Enfermagem (CEE)
– Comissão de Ética Médica
– Comissão de Mortalidade Materna e Neonatal
– Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
– Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT)
– Comissão Núcleo de Segurança do Paciente
– Comitê de Farmácia e Terapêutica
– Grupo de Trabalho em Humanização

Horários de Visitas

– Das 10h às 12h: Observação da Emergência, Clínica Pediátrica, Clínica Nefro e Cardio, Clínica Cirúrgica, Enfermaria Obstétrica
– Das 11h às 12h: Clínica Oncológica, UTI Pediátrica
– Das 14h às 16h: Observação da Emergência, Clínica Pediátrica, Clínica Nefro e Cardio, Clínica Cirúrgica, Enfermaria Obstétrica
– Das 15h às 16h: Clínica Oncológica, UTI Pediátrica, UTI Adulto
– Das 15h às 17h: Estabilização da Emergência, UTI Neonatal (segundas e quartas-feiras), UCINCA e UCINCO (domingo, terças e quintas-feiras)

Conduta do Acompanhante

Troca de acompanhantes
Manhã: 7h às 9h
Tarde: 17h às 20h

Prestações de Contas do HEC