Inaugurada nesta segunda-feira (22) pelo governador Jerônimo Rodrigues, a Casa da Gestante Bebê e Puérpera do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, vai dar suporte à maternidade de alto risco, além de contribuir para liberação de leitos hospitalares.
“Qualquer mãe que tenha um problema na gravidez vai ter um tratamento especial. Se preparar para um parto. Ela vai ter aqui toda orientação. É um orgulho para nós de Feira de Santana”, afirmou o governador, durante o evento de inauguração.
"São investimentos que vão ter um impacto na saúde da população de Feira e região. A Casa da Gestante irá garantir atendimento de qualidade, contribuindo não apenas para a saúde materna, mas também para a saúde dos recém-nascidos, fortalecendo a saúde materno-infantil em nossa comunidade", frisou a titular da Saúde, Roberta Santana.
O novo equipamento atuará como uma residência provisória de cuidado para gestantes, bebês e puérperas, contribuindo para um cuidado adequado em casos que demandem vigilância e proximidade dos serviços hospitalares.
Apoio - Diretora operacional do HEC, Lívia Leite explicou que a Casa da Gestante funcionará como um suporte para a maternidade de alto risco do hospital. “Vamos conseguir dar alta às pacientes que ainda precisam de algum acompanhamento, mas com menor complexidade. Elas serão encaminhadas para a Casa da Gestante. Assim, vamos liberar leitos para admissão de pacientes de alto risco dentro do hospital”.
Funcionará da mesma forma para recém-nascidos. “Vamos poder dar alta para aqueles que já estiverem próximo de ir para casa. Já para as puérperas poderemos dar uma melhor qualidade para essas acompanhantes de recém-nascidos, que atualmente ficam em poltronas dentro do hospital”, acrescentou a diretora.
Unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o HEC é gerenciado, desde 2015, pela Liga Álvaro Bahia. Recentemente, o hospital conseguiu, ao participar de um projeto nacional, reduzir em mais de 85% a mortalidade materna.
“Quando a Liga foi fundada, há 100 anos, o foco principal era o cuidado com a criança e a mãe. Com essa extensão dessa Casa da Gestante, amplia ainda mais esse serviço, no sentido de humanização e cuidado mais especial para essas mães que precisam de tanta atenção. É uma iniciativa interessantíssima do Governo do Estado que vai trazer muitos benefícios à saúde das mães e das crianças”, ressaltou a presidente de honra da entidade filantrópica, Rosina Bahia.