Comissão de doação de órgãos e tecidos do HEC é credenciada

Imagem Banner

A Comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes do Hospital Estadual da Criança (HEC) obteve mais uma conquista. Desde o mês de setembro a CIHDOTT foi credenciada pela Coordenação Estadual de Transplantes, instância de Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

A coordenadora de enfermagem da UTI pediátrica do HEC, Mariana Magalhães, explica que o credenciamento é um processo que envolve a certificação de um hospital para conduzir e coordenar atividades relacionadas à doação de órgãos e tecidos para transplantes, de acordo com as regulamentações e diretrizes estabelecidas pelas autoridades de saúde.

Formada por equipe multiprofissional, a comissão tem a finalidade de organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes.

“O credenciamento de uma CIHDOTT em uma instituição de saúde é um reconhecimento oficial de que a instituição atende aos requisitos necessários para realizar doações e transplantes de órgãos de maneira segura, ética e eficiente”, ressalta a coordenadora da UTI.

Ainda segundo Mariana, o credenciamento é fundamental para garantir a qualidade do atendimento aos pacientes que necessitam de transplantes e para promover a doação de órgãos de maneira responsável. “Ser um doador de órgãos é importante porque isso pode salvar vidas. A doação de órgãos oferece a oportunidade de dar a alguém uma segunda chance, melhorando sua qualidade de vida”.