Cortejo de Natal leva alegria aos corredores do Hospital Estadual da Criança

Imagem Banner

Na última quinta-feira (19), o Hospital Estadual da Criança (HEC) realizou o cortejo de Natal, uma iniciativa promovida pelo Grupo de Humanização do HEC. A ação percorreu os corredores do hospital, levando mensagens natalinas, distribuição de presentes adquiridos em maioria através de doações de voluntários e alguns doados pela TV Subaé, e a presença do Papai Noel para os pacientes internados, seus acompanhantes e profissionais de saúde.

A coordenadora do serviço de psicologia e presidente do Grupo de Humanização do HEC, Ielma Soares, destacou a importância do momento para os pacientes. “Nosso objetivo é oferecer uma experiência mais acolhedora no período em que estão internados. A ação de Natal é uma forma de levar um pouco de alegria e humanização para as famílias atendidas pelo HEC. Esse tipo de atividade reforça o papel do hospital como um espaço de cuidado integral, onde a saúde emocional e o bem-estar são considerados parte do tratamento”, afirmou.

Ela ainda destacou a importância das ações de humanização dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “A humanização é essencial porque amplia a visão do cuidado, indo além do tratamento clínico. Promover iniciativas como essa significa tratar o paciente em sua integralidade, respeitando seus aspectos emocionais, sociais e culturais, conforme preconiza o SUS”, explicou.

O cortejo faz parte das muitas iniciativas do HEC ao longo do ano, como ensaios fotográficos, terapia com cavalos, musicais e outros cortejos, a exemplo do de São João e Dia das Crianças, que buscam proporcionar um ambiente mais acolhedor e fortalecer a relação entre pacientes e profissionais de saúde.

O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, é uma unidade do SUS pertencente à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), gerida pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil. Com 8,5 mil m² distribuídos em sete pavimentos, a estrutura conta com 260 leitos (206 pediátricos e 54 obstétricos) e oferece atendimento gratuito e 24 horas para emergências pediátricas e obstétricas, além de especialidades médicas, internações, diagnósticos e atividades de ensino e pesquisa.

LEIA TAMBÉM SOBRE O MARTAGÃO