CRE-TEA celebra o mês do autismo com fórum e atividades para pacientes

Imagem Banner

Para celebrar o mês do autismo, o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA) realizaou um fórum e uma série de atividades para os pacientes que são acompanhados na unidade. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado em 2 de abril.

Com o tema “Discutindo os impactos das habilidades sociais”, o fórum foi promovido pelo Centro no dia 13 de abril e contou com a participação da neuropediatra Juliana Magalhães, do promotor de justiça Carlos Martheo, da coordenadora do projeto FAMA, Patrícia Teodolina, da pedagoga e fundadora do Grupo Autismo Santo Amaro, Ludmila Valverde e do estudante de história da Ufba Mateus Calestino.

Para a coordenadora técnica do CRE TEA, Jade Isis, “o conjunto de ações de conscientização do mês de abril é uma forma de dar visibilidade sobre as características do Transtorno do Espectro Autista, entendendo que o cuidado não parte apenas das famílias e das equipes especializadas, mas de um conjunto que envolve rede de apoio, inserção social, acesso à escola, e geração de autonomia para o indivíduo”.

Dentre as atividades que foram realizadas para os pacientes estão oficinas de dança, música e teatro, caminhada e palestras.

O Centro - Resultado de uma parceria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, o CRE é o primeiro centro no Brasil com um modelo docente-assistencial. Atua através do apoio matricial, estratégia que resulta na capacitação de profissionais do sistema público de saúde de diferentes municípios do estado da Bahia para a construção compartilhada do cuidado de pessoas com TEA.