CRE-TEA realiza “projeto de verão” para os assistidos

Imagem Banner

O Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA) realizou, em janeiro, o projeto “CRE-TEA de verão”: uma série de ações voltadas para os assistidos, com o objetivo principal de ressaltar a importância da família no processo terapêutico. Dentre as atividades, destacaram-se um ateliê sensorial, intervenções ao ar livre no Parque da Cidade, uma cozinha interativa e ida à praia.

“O intuito geral é incentivar e enriquecer a participação da família no processo terapêutico do indivíduo, estimular a compreensão dela acerca das atividades e seus objetivos, além de fortalecer os vínculos entre família, usuários do serviço e equipe técnica terapêutica”, detalha a coordenadora técnica do centro, Jade Isis.

O projeto ocorreu durante todo o mês de janeiro utilizando atividades lúdicas pensadas a partir dos diversos objetivos terapêuticos trabalhados nos atendimentos, para contribuir de forma efetiva com o desenvolvimento dos assistidos.

“Muitas famílias, a partir do diagnóstico TEA e das vivências relacionadas à discriminação da sociedade, deixam de frequentar espaços públicos e de lazer. Por essa razão, a inclusão efetiva deve envolver também a apropriação e usufruto de todos os espaços. Durante as atividades, as famílias foram orientadas sobre os direitos de ir e vir e o manejo com pessoas TEA em espaços públicos”, destaca Jade.

No geral, acrescenta a coordenadora, as ações realizadas têm fundamental importância no desenvolvimento dos assistidos, pois favorecem o desenvolvimento de diversas habilidades motoras, cognitivas e sociais. “Em relação à importância da família no processo terapêutico, destacou-se o engajamento delas nas atividades, com alta adesão, demonstrando interesse a todo tempo, assim como a compreensão de que o processo terapêutico continua em casa, podendo ocorrer nas atividades diárias, de lazer e familiares”, finaliza.