Em 14 anos, emergência do HEC já atendeu mais de 370 mil mães e crianças da Bahia

Imagem Banner

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, celebra, no dia 26 de agosto, 14 anos de dedicação à saúde infantil e materna na Bahia. Durante esse período, a unidade, que é referência em atendimentos de média e alta complexidade, foi responsável pelo atendimento de 343.170 crianças na emergência pediátrica e 28.508 gestantes na emergência obstétrica, totalizando 371.678 pacientes atendidos.

Desde sua inauguração, o HEC já realizou 12.798 partos. A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, um marco na história do hospital, desempenha um papel fundamental no suporte às mães e seus recém-nascidos, assegurando um ambiente acolhedor e seguro.

Em 2024, o HEC recebeu a certificação nacional ONA Nível 2 (Acreditado Pleno) por cumprir rigorosos padrões de segurança do paciente, qualidade na assistência prestada e pela integração eficiente de seus processos. A unidade, referência em pediatria e obstetrícia no interior da Bahia, com atendimento totalmente gratuito pelo SUS, já havia sido acreditada com o nível ONA 1 em 2022 pela Organização Nacional de Acreditação.

“A certificação ONA Nível 2 é um reflexo do compromisso contínuo do HEC com a excelência no cuidado materno-infantil. Não se trata apenas de cumprir padrões; estamos comprometidos em oferecer um atendimento que impacta positivamente a vida das mães e crianças que passam por aqui. Esse reconhecimento é resultado do esforço conjunto de toda a equipe, que trabalha diariamente para garantir um cuidado seguro, humanizado e de alta qualidade. Continuaremos a buscar formas de aprimorar nossos serviços, sempre com o objetivo de transformar a experiência de saúde de nossos pacientes,” destaca Lívia Leite, diretora operacional do HEC.

Somente este ano, foram realizados mais de 4.700 atendimentos oncológicos, reforçando a importância do HEC no combate ao câncer infantil.

Unidade da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e gerida desde 2005 pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, o HEC dispõe de um ambulatório de especialidades para o atendimento de crianças que já passaram pelo hospital, além de internação, atividades de ensino e pesquisa e serviços de diagnose e terapia. Instalado em uma área construída de 8,5 mil m², dividido em sete pavimentos, o hospital atende pacientes de todo o estado e conta com 260 leitos. O acesso à unidade é organizado por meio do Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR).

LEIA TAMBÉM SOBRE O MARTAGÃO