Equipe de Farmácia Clínica do HEC conquista o Prêmio Benchmarking da Liga de 2022

Imagem Banner

A equipe de Farmácia Clínica do Hospital Estadual da Criança (HEC) venceu a edição de 2022 do Prêmio do Benchmarking da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil. A cerimônia de oficialização do resultado ocorreu no final de janeiro de 2023.

Com o projeto “Farmacoeconomia: segurança do paciente aliado a redução de custos”, a equipe de Farmácia Clínica aborda como aliar segurança e administração de medicamento, além de gerir sobre processos de estabilidade, para que o tratamento do paciente seja realizado adequadamente com um menor custo.

Fazem parte da iniciativa as farmacêuticas Alana Brito, coordenadora de Farmácia, Camila Castro, Érica Dourado, Fabiana Almeida, Taniele Damasceno e Victoria Barros.

“A equipe de farmácia clínica do Hospital Estadual da Criança busca formas de melhor atender nossos pacientes, de maneira eficaz e segura com estratégias que vão, desde a validação clínica das prescrições, manipulação de medicamentos nas doses adequadas para nossos pequenos até a alta farmacêutica acompanhada para a orientação de uso dos medicamentos no domicílio”, detalha a coordenadora do setor, Alana Brito.

O Conselho Regional de Farmácia, seção Bahia, parabenizou a equipe pelo resultado. Em março, uma revista do órgão traz uma matéria sobre a farmácia clínica realizada no HEC, uma unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), gerida pela Liga Álvaro Bahia.

“Toda equipe se sentiu extremamente abraçada pela Liga, trazendo reconhecimento dos processos diários para que nossos pacientes e acompanhantes possam se sentir seguros para utilizarem os medicamentos na unidade e que, em domicílio, possam dar continuidade aos processos implantados no HEC para o cuidado com o paciente”, afirma Alana.