A Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil ampliou seu raio de atuação e inaugurou nesta segunda-feira (16) o Hospital da Criança de Maringá, no Paraná. De alta e média complexidade, a unidade vai atender crianças e adolescentes de 212 municípios do Norte e Noroeste do Estado.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, do governador do Paraná, Ratinho Júnior, do superintendente geral da Liga, Carlos Emanuel Melo, da presidente de honra da entidade, Rosina Bahia, de representantes do Ministério da Saúde e outras autoridades locais e regionais.
A megaestrutura de 24,2 mil metros quadrados de área construída teve investimento total de R$ 181,8 milhões e ofertará, inicialmente, 61 leitos, sendo 60% (37) disponibilizados para o SUS. A prioridade será para a oncologia pediátrica, cardiologia e cirurgias cardiovasculares pediátricas, neurologia e neurocirurgia pediátrica, ortopedia pediátrica, transplantes, doenças raras e outras especialidades a serem contratualizadas.
Ratinho Junior destacou que o complexo se une a outras unidades especializadas ao atendimento pediátrico do Paraná. “Estamos inaugurando um dos maiores complexos hospitalares infantojuvenis do Brasil, uma obra gigante, com os melhores equipamentos disponíveis para fazer esse atendimento e, acima de tudo, um sonho de Maringá e do Paraná”, afirmou.
“Ele vai atender, além de Maringá, quase 200 cidades paranaenses, ampliando o atendimento especializado de nossas crianças, já que se junta a importantes complexos pediátricos do Paraná”, ressaltou o governador. “Tanto a parte física e estrutural deste hospital, como o volume de equipamentos de alta tecnologia, vão dar uma tranquilidade para os pais e mães quando seus filhos precisarem de algum tipo de atendimento”.
“Estamos muito felizes que o Hospital da Criança de Maringá, será administrado pela Liga Álvaro Bahia. Conhecemos a entidade, acompanhamos o seu trabalho. É uma instituição centenária que vai, com sua expertise em trabalhar com a saúde da criança, trazer toda essa experiência na assistência infantil. Estamos muito confiantes e felizes com essa parceria que vai proporcionar um atendimento com qualidade para as crianças do Norte e Noroeste do Paraná”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.
“A Liga tem um histórico de cuidar da saúde da mãe e da criança. Desde 1923, atua para a promoção da redução da mortalidade infantil. Este novo passo ampliará ainda mais seu horizonte, mas sempre fiel ao propósito inicial da instituição filantrópica. Uma entidade que já tem a expertise de ser referência em pediatria na Bahia, reconhecida nacionalmente”, ressaltou o superintendente geral da Liga, Carlos Emanuel Melo.
"Nossa instituição é centenária, já tem 101 anos de dedicação à criança, à maternidade e à infância", salientou a presidente de honra da Liga Álvaro Bahia, Rosina Bahia. "Gerir esse hospital de grande porte, com essa magnitude extraordinária, é um grande orgulho nosso. Estamos todos encantados com o prédio e com a capacidade de atendimento, e isso é importante porque estamos justamente cumprindo a nossa missão, que é trazer saúde e salvar vidas das nossas crianças".
No primeiro ano, a prospecção mensal de atendimentos do hospital é de 294 internações, mais de 2,7 mil consultas, 982 atendimentos de pronto-socorro, além de 243 procedimentos do Hospital Dia, serviço voltado para cirurgias de baixa complexidade.