HEC realiza bloquinho da prematuridade para reforçar a importância do Novembro Roxo

Imagem Banner

No novembro Roxo, os corredores do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, foram tomados por alegria e conscientização com a realização do "bloquinho da prematuridade". O evento, que une a leveza de uma festa com a seriedade de um momento de aprendizado, tem como principal objetivo sensibilizar as gestantes para os cuidados necessários para prevenir a prematuridade e preparar as mães para lidar com os desafios que surgem quando um bebê nasce antes do tempo previsto.

O Novembro Roxo é uma campanha global dedicada à conscientização sobre a prematuridade, tema de extrema relevância já que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 15 milhões de bebês nascem prematuros a cada ano em todo o mundo. No Brasil, a taxa de prematuridade atinge cerca de 11,5% dos nascimentos, destacando a importância de ações que eduquem e apoiem futuras mães e suas famílias.

O evento realizado no HEC teve como foco informar gestantes sobre medidas de prevenção, como o acompanhamento pré-natal adequado, a importância de evitar fatores de risco como hipertensão, infecções e diabetes, além de destacar o papel da nutrição e do bem-estar materno. A coordenadora de Enfermagem UTI Neonatal A do HEC, Ayana Matos, reforça a relevância de ações como essa: “Iniciativas como o bloquinho da prematuridade são essenciais para promover a conscientização e aproximar as gestantes dos cuidados necessários. Momentos assim oferecem conhecimento e acolhimento, preparando-as para lidar com desafios e cuidar de seus bebês com segurança e afeto”.

O Hospital Estadual da Criança é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), pertencente à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e é gerenciado pela Liga Álvaro Bahia. Conta com uma maternidade e possui uma estrutura que inclui, UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (Ucinco) e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (Ucinca). Essas áreas são dedicadas ao atendimento especializado de recém-nascidos prematuros e suas famílias, oferecendo suporte de alta qualidade para assegurar a melhor recuperação e desenvolvimento possível.

"A ação uniu alegria, música e conscientização para criar uma experiência enriquecedora e de grande valor emocional. Reforçando o compromisso do hospital em promover não apenas o cuidado integral e humanizado, mas também a educação e a conscientização sobre a prematuridade, garantindo que mães e bebês tenham acesso a um futuro mais saudável e esperançoso", conta a Coordenadora de Enfermagem da UTI Neonatal C do HEC, Keyla Graziele Barbosa.

LEIA TAMBÉM SOBRE O MARTAGÃO