HEC realizou a formatura de mais 18 residentes de pediatria

Imagem Banner

O Hospital Estadual da Criança (HEC) realizou a formatura de mais 18 residentes de pediatria. A cerimônia ocorreu no auditório do Hotel Íbis, em Feira de Santana, no último 21 de fevereiro e contou com a presença de preceptores, coordenadores do Programa de Residência, diretores do hospital, parentes e amigos dos formandos.

Instituído em 2012, o Programa de Residência do HEC já promoveu, no total, a especialização de mais de 110 médicos. Dos 18 formados atuais, 16 fizeram residência em pediatria, um em neonatologia e um em cirurgia pediátrica.

“A residência médica traz uma nova perspectiva de conhecimento nas instituições de saúde, proporcionando treinamento prático e teórico aos residentes e qualificando a equipe médica para acolher os mesmos”, destacou a diretora do HEC, Lívia Leite.

Diretor médico do HEC, Brunno Barros ressaltou que o programa de residência tem como principal objetivo a formação de profissionais capacitados para prestar assistência integral à saúde da criança e adolescente “com excelência clínica e humanizada”.

“Os residentes adquirem conhecimentos e desenvolvem habilidades fundamentais para a formação do especialista. Os profissionais são treinados para atuar no mercado de trabalho de forma ética, em equipe e com compromisso com a qualidade da atenção à saúde prestada no país. O programa inclui pesquisa acadêmica e busca ativa de novos conhecimentos, considerando o ambiente em constante transformação social e cientifica”, afirmou Barros.

A coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do HEC (NEP), Paula Ribeiro, destaca a importância do programa. “É muito importante para poder formar pediatras treinados para prestar assistência segura e de qualidade, através do ensino, pesquisa e da prática, contando com excelentes profissionais da área”.

O HEC - Unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e gerido pela Liga Álvaro Bahia, o HEC possui 260 leitos e está apto para atendimento de média e alta complexidade, através do Acolhimento Com Classificação de Risco (ACCR). Conta com serviço de diagnose e terapia; internação; atividades de ensino e pesquisa; e ambulatório de especialidades médicas pediátricas, dentre elas Urologia, Pneumologia, Cardiologia, Ortopediatria e Traumatologia, Neurologia, Nefrologia, Infectologia, Cirurgia Pediátrica e Oncologia.

A unidade hospitalar também conta com fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Em 2022, o HEC obteve reconhecimento pela qualidade na assistência prestada e segurança do paciente. A certificação foi concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com o segmento “ONA nível 1”, e avaliada com base nos recursos disponíveis e na complexidade da unidade hospitalar.

Crédito das fotos dos residentes na frente do HEC: Davi Pereira