Na última terça-feira (1), o Hospital da Criança de Maringá (HCM) iniciou o serviço de Pronto Atendimento pediátrico. No mesmo dia também serão abertas salas de cirurgias, 12 leitos de Hospital-Dia, 30 leitos de internação e mais sete leitos cirúrgicos, todos com atendimento exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para esta primeira semana de funcionamento, além dos pacientes que serão recebidos no pronto atendimento, está agendado a realização de cirurgias. Todos estes serviços são referenciados, ou seja, os pacientes são encaminhados pela central de regulação de leitos do município de Maringá.
Esta etapa faz parte da proposta de ampliação gradual do hospital. Nas fases subsequentes a unidade terá uma expansão significativa com previsão de 148 leitos de enfermaria, 20 de UTI pediátrica e 20 de UTI neonatal, além do aumento do número de salas de cirurgias.
Desde o dia 17, o hospital já vinha realizando o atendimento ambulatorial nas especialidades gastroenterologia, ortopedia, infectologia, nefrologia e endocrinologia. Somente na primeira semana, mais de 100 crianças de Maringá e região passaram por consulta médica.