Na última quinta-feira (27), a Prefeitura de Maringá, através da Secretaria da Criança e do Adolescente, promoveu um ato de conscientização sobre doenças raras, dentro da campanha ‘Fevereiro Lilás’. O evento, realizado no Paço Municipal, marcou os 10 anos da criação da ‘Lei Estadual de Conscientização sobre Doenças Raras’ e reuniu diversas autoridades, incluindo a deputada Maria Victoria, autora da lei, o prefeito Silvio Barros e a vice-prefeita Sandra Jacovós.
Durante a cerimônia, o Hospital da Criança de Maringá recebeu uma menção honrosa pelo seu compromisso e dedicação ao atendimento de crianças com doenças raras. A deputada Maria Victoria, responsável pela entrega da honraria, destacou a relevância do hospital no cenário da saúde pública e sua contribuição para a pesquisa e tratamento dessas enfermidades.

“Fomos a primeira Assembleia Legislativa do Brasil a falar sobre doenças raras. A conquista do Hospital da Criança de Maringá é fruto dessa luta pelos raros. Se não houver estudo, pesquisa e ciência, não conseguiremos encontrar maneiras de contribuir com essas crianças, famílias e as pessoas que tanto precisam”, afirmou a deputada.
O prefeito Silvio Barros ressaltou a importância da conscientização e do investimento em pesquisa para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com doenças raras. “Imaginem como é difícil a busca pelo diagnóstico. Por isso, precisamos investir também na pesquisa sobre doenças raras”, pontuou. Ele ainda reforçou que o Hospital da Criança de Maringá se consolidará como um centro de referência nesse tipo de atendimento.

Déa Márcia, diretora geral do HCM também destacou a importância da unidade no cenário da saúde infantil. "O Hospital da Criança de Maringá é um símbolo de esperança para muitas famílias. Nossa missão é garantir atendimento humanizado e especializado, proporcionando não apenas tratamentos avançados, mas também apoio e acolhimento para cada paciente e seus familiares".












