O último domingo, 13, foi marcado por um momento histórico para o atendimento pediátrico de Maringá e região. Em solenidade realizada no auditório do Hospital da Criança de Maringá, a Prefeitura, o Governo Federal, o Governo do Paraná e a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil oficializaram a assinatura de três portarias do Ministério da Saúde, que garantem R$ 1,5 milhão mensal para o custeio do hospital, o financiamento de seis leitos de UTI e a autorização para o início do serviço de Oncologia Pediátrica.
“O Hospital da Criança ficou parado por dois anos, pronto do jeito que vocês estão vendo aqui, e em seis meses estamos na terceira inauguração. Só Deus pode nos dar esse tipo de recurso, porque tentativas houveram, mas não era o momento. Eu me sinto extremamente honrado por fazer parte desse momento em que Deus entendeu que era a hora de colocar as coisas para funcionar”, destacou o prefeito Silvio Barros.

O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, celebrou a concretização de um sonho coletivo. “O Governo do Estado acompanhou esse projeto desde o início e seguiremos juntos em busca de novos investimentos”, destacou.
O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, reforçou o compromisso do Governo Federal com a saúde de Maringá. “Essa ação de credenciamento e habilitação do serviço é extremamente importante, pois a estrutura do SUS é rígida. Os recursos estão assegurados e, a partir de 1º de agosto, já estarão disponíveis para os atendimentos. Vamos colaborar ainda mais com o hospital. Em breve, traremos um aparelho de ressonância magnética, com investimento de R$ 6,8 milhões via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Saúde”, reforçou..
Para o superintendente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, Carlos Emanuel Melo, o momento é simbólico. “A implantação do serviço de oncologia é um dos mais aguardados pela população. Essa conquista só foi possível graças à integração entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde. Uma conquista coletiva da qual nos orgulhamos de participar”, destacou.

Já o secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, expressou profunda gratidão. “As palavras que resumem esse momento são agradecimento e alegria. Maringá é a primeira cidade-piloto do programa ‘Agora Tem Especialistas’ do Paraná e hoje oficializamos a terceira inauguração no Hospital da Criança neste ano, demonstrando dedicação à saúde da nossa cidade”, destacou.
A diretora geral do Hospital, Juliana Motta, destacou a relevância do momento para a saúde pública da região. “A oficialização dessas portarias representa um avanço para o atendimento pediátrico da região. São conquistas fundamentais que reforçam nosso compromisso com a oferta de um cuidado especializado, humanizado e de excelência às crianças e suas famílias. Seguiremos empenhados em consolidar o hospital como referência regional e nacional em saúde pediátrica”.
Referência regional - Com os novos investimentos, o Hospital da Criança de Maringá se consolidará como referência regional em atendimento oncológico pediátrico na macrorregião Noroeste do Paraná, preparando-se para atender crianças que antes eram encaminhadas para Curitiba.
Os avanços anunciados em Maringá se somam ao conjunto de ações do ‘Programa Agora Tem Especialistas’, uma iniciativa do Ministério da Saúde que tem como objetivo reduzir o tempo de espera por atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Em abril, Maringá foi selecionada como a primeira cidade-piloto a sediar o programa no Paraná.


