O Comitê de Gestão da Ética e da Integridade da Liga Álvaro Bahia e a Gerência de Compliance realizaram, de 28 de agosto a 1º de setembro, a II Semana da Cultura da Integridade. Com o objetivo principal de difundir o código de ética e conduta da instituição filantrópica, o evento reuniu colaboradores, profissionais da assistência, diretores, gestores e conselheiros no auditório do hospital para debater temas relevantes ligados ao Programa de Integridade e à disseminação dos valores da Instituição aos pacientes e familiares.
“É no código de ética e conduta que estão expressas as regras e os princípios que devem ser observados por todos que atuam na Liga. Esse evento reafirma o compromisso do nosso Comitê de Gestão da Ética e da Integridade e da Gerencia de Compliance em manter uma cultura organizacional baseada nos princípios de respeito às leis, beneficência e boa conduta, além de promover valores que são essenciais para a excelência em saúde e o bem-estar de nossas crianças e mães”, ressaltou a Gerente de Compliance, Silvana Sapucaia.
O evento, acrescentou a gerente de Compliance, teve o intuito de fortalecer o conceito de ética como cultura organizacional e abordar temas relevantes para aplicação das melhoras práticas no dia a dia da instituição, bem como apresentar os Embaixadores de Compliance. “Esses embaixadores são colaboradores que foram indicados com base no seu perfil ético e honesto, para atuarem como defensores dos princípios da Liga, ajudando a promover e manter um ambiente de trabalho mais íntegro e transparente. Essa iniciativa certamente coloca a Liga na vanguarda das melhores práticas de Compliance”, afirmou Silvana.
Como palestrantes, a semana contou com a participação dos membros do Comitê de Gestão da Ética e da Integridade, os advogados Pedro Teles e Roberto Melo, e do consultor jurídico Sérgio Melo; da gerente de captação e recursos do Martagão, Lareyne Almeida; da coordenadora médica do centro cirúrgico do Martagão, a cirurgiã pediátrica Flávia Ladeia; do coordenador da Comissão de Residência Médica, Luís Serra Azul Neto; dos Profs. José Guimarães e Garrido, além da advogada Tatiana Matos, membro da Comissão de Proteção de Meio Ambiente da OAB/BA.
Participaram também o conselheiro Eduardo Athayde; o coordenador do Comitê de ESG e diretor de ações estratégicas da Liga, Nadson Santana; o diretor médico do Martagão, Samir Nahass, a presidente da Comissão de Ética Médica do Martagão, Luciana Amaral, o gerente de RH, Murillo Castro, o consultor de negócios e criador da GES Saúde Consultoria e Gestão, Roberto Gordilho; e as diretoras Cláudia Cruz, Déa Márcia Almeida, Queitiane Carneiro e Lívia Leite.
“Esse Projeto é um marco na instituição e se iniciou com a I Semana da Cultura da Integridade realizada no Hospital Estadual da Criança, no mês de maio passado, e teve continuidade neste semestre, no Martagão. A expectativa é que a próxima semana da cultura da integridade, em 2024, seja ainda mais enriquecedora e inspirada, contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais ético, sustentável e transparente”, destacou a coordenadora de Compliance da Liga, Daniela Félix.
Estiveram presentes também a presidente de honra da Liga, Rosina Bahia, o diretor presidente, Bráulio Xavier, o superintendente geral, Carlos Emanuel Melo e o superintendente de operações, Márcio Lima.