No mês de junho, o Hospital Estadual da Criança (HEC) realizou a III Semana da Cultura da Integridade, com o objetivo de fortalecer o conceito de integridade como cultura organizacional, disseminar os riscos de Compliance e, com isso, proteger a Liga Álvaro Bahia e seus colaboradores contra atitudes antiéticas, desvios de conduta ou infrações às Leis e Normas Internas, especialmente o Código de Ética e Conduta.
Ao saudar os presentes e ressaltar a adesão de todos nas ações de Compliance, a presidente de honra da Liga, Rosina Bahia, destacou a importância de que todos tenham comunhão de valores. Ela expressou satisfação e entusiasmo com o evento que, segundo ela, sempre se renova, fortalecendo a cultura organizacional e protegendo a Liga e os colaboradores a qualquer ato que fuja dos padrões éticos e de integridade prezados pela entidade.
"Parabenizo vocês que trabalham com entusiasmo, competência e, sobretudo, humanidade, pois quem trabalha com a saúde precisa de humanidade. Vocês perpetuam os valores da Liga. São multiplicadores dos valores e da missão da Liga para a próxima geração", pontuou Rosina.
A gerente interina de Compliance, Daniela Félix, ressaltou a importância do evento. “A Semana da Integridade no HEC foi mais do que um evento de conscientização sobre a importância da ética e da transparência. Evidenciou o poder transformador da união de um time, em prol de um objetivo comum. Ao longo dos dias, ficou claro que a integridade não é apenas um conceito abstrato, mas um pilar fundamental para a construção e fortalecimento da cultura organizacional”, afirmou.
Os painéis, as atividades e os compromissos firmados durante a semana mostraram, ainda segundo Daniela, que, “ao agirmos coletivamente, podemos enfrentar os desafios éticos com respeito, confiança e justiça. A semana virou uma tradição anual, trazendo novas discussões e iniciativas, reforçando o compromisso contínuo com a promoção da integridade em todos os aspectos da vida pessoal e profissional”, acrescentou.
Em sua apresentação, Pedro Teles, presidente do Comitê de Gestão da Ética e Integridade da Liga (COGEI), falou sobre propósitos e destacou a necessidade de “praticar o bem todos os dias e cada vez melhor”.
Na oportunidade, Rodrigo Barreto, especialista de planejamento do ESG, compartilhou o desenvolvimento do primeiro Relatório de Sustentabilidade e os próximos passos que serão seguidos. “Foi ótimo poder falar sobre como estruturamos a estratégia ESG e nossas ações para fortalecer essa cultura na Liga”, expressou.
Ao longo da semana, ocorreram palestras, treinamentos, trilhas de conhecimento e avaliações de reações, dentre outras atividades, visando a disseminação do conhecimento, ampliação do alcance e fortalecimento dos temas que envolvem integridade, ética e tolerância – todos fundamentados nos normativos da Instituição.
Dentre os temas abordados estavam: Programa de Integridade da Liga, ESG, auditoria como instância de controle, corrupção, fraude e seus impactos na saúde, ouvidoria, canal de ética, código e ética e conduta e gestão de conflitos.