Instituto de Ensino e Gestão (IESG) completa sete anos com expansão das suas atividades

Imagem Banner

O Instituto de Ensino e Gestão (IESG), unidade da Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Martagão Gesteira), completa, neste sábado, 16 de julho, sete anos com expansão das suas ações, projetos e cursos. Somente na residência médica, o número de vagas saltou de 10 para 58, dentre as diversas especialidades: pediatria (42), medicina intensiva (04), cirurgia pediátrica (03), cardiologia pediátrica (04), neurologia pediátrica (04), oncologia pediátrica (01) e pneumologia pediátrica (01). Neste período, já concluíram a residência 53 médicos pediatras e especialistas em pediatria.

Na residência multiprofissional, feita em parceria com a Unifacs, são disponibilizadas todos os anos oito vagas, divididas nas áreas de enfermagem, nutrição, serviço social, psicologia, farmácia e fisioterapia.

Recentemente, o Instituto fechou uma importante parceria com a Universidade La Salle (Unilasalle), instituição de ensino sediada no Rio Grande do Sul e que integra a Rede La Salle de Educação, presente em mais de 80 países.

Com a parceria, desde fevereiro, o Martagão Gesteira passou a ser o polo de ensino a distância (EAD) para graduação e pós-graduação da universidade, em Salvador. Dentre os cursos oferecidos, destacam-se: Gestão Comercial, Matemática, MBA em Gestão Empresarial, Especialização em Educação Especial e Inclusiva, entre muitos outros.

Desde 2015, o IESG tem contribuído para formação de profissionais, através de cursos de aperfeiçoamento nas diversas áreas da saúde, com o objetivo de capacitá-los para promover as melhores práticas assistenciais, com foco no cuidado e gestão da saúde, utilizando uma abordagem integral e transformadora, em busca da sustentabilidade com responsabilidade social.

Mais de 350 estudos já foram desenvolvidos pelo Instituto em diversas áreas do conhecimento. O núcleo de Pesquisa coordena estudos multicêntricos, nas diferentes áreas da pediatria, com intuito de fornecer respostas para importantes questões de saúde.

Outras ações - Visando introduzir os alunos de graduação na metodologia científica aplicada a projetos de pesquisa científica e tecnológica, o IESG lançou, em 2022, o Programa de Voluntariado em Iniciação Científica, que se destina a alunos que buscam complementar sua formação através da execução de projetos de pesquisa, contribuindo para a formação de recursos humanos em saúde pública.

Para fortalecer as práticas de educação em saúde, o Núcleo de Telemedicina, vinculado ao IESG, desenvolveu, em parceria com as diretorias técnica e médica do Martagão, os projetos “Alerta Amarelo” e “Alerta Vermelho”. Através deles, são realizadas a capacitação dos profissionais da Atenção Básica (AB), a divulgação dos serviços oferecidos através de rede sociais e via contato telefônico com a coordenação da AB, maternidades e secretaria de saúde municipal; a mediação de regulação dos pacientes que têm critérios de admissão dos projetos; a navegação com pacientes que se enquadrem nos protocolos, garantindo o fluxograma assistencial e a captação de cardiopatas que necessitem de tratamento cirúrgico entre outras atividades.

Objetivos - Criado em 2015 para aprimorar as soluções referentes ao ensino e gestão na saúde, o IESG tinha o objetivo de ofertar, para a comunidade interna e externa do Martagão Gesteira, capacitações e aperfeiçoamento na área de pediatria. Desde então, seguiu na oferta de capacitações para profissionais.

No entanto, após reformulações estratégicas, o Instituto renasceu em 2020 como uma das cinco unidades da Liga Álvaro Bahia e com uma perspectiva ampliada: ser responsável pela área de Ensino e Pesquisa de todas as unidades da entidade filantrópica. Tem como um dos principais objetivos buscar o crescimento e desenvolvimento de profissionais de saúde na área pediátrica, através da expertise na área.