Liga Álvaro Bahia realiza o I simpósio de produção científica da entidade

Imagem Banner

A Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil realizará o I Simpósio de produção científica da entidade. O evento acontecerá em dois momentos: no dia 8 de novembro, na Unifacs (campus Santa Mônica), em Feira de Santana e, no dia 30 de novembro, na Associação Baiana de Medicina, em Salvador. O objetivo principal é apresentar para a sociedade em geral as pesquisas desenvolvidas pelo Martagão Gesteira e pelo Hospital Estadual da Criança (HEC). A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio dos links: bit.ly/simposiohec e bit.ly/simposiohmg.

As duas unidades são hospitais escolas, que funcionam também como espaço para a prática de atividades de ensino na área da saúde, certificados conforme estabelecido em legislação específica. Ambos possuem residências na área de pediatria e multiprofissional. O evento ocorrerá em parceria com as instituições de ensino superior conveniadas e é voltado principalmente para profissionais, pesquisadores e estudantes da área de saúde.

“O Simpósio visa divulgar e valorizar a produção do conhecimento científico do Martagão e do HEC, no âmbito do serviço de saúde, de modo a incentivar a incorporação dos seus resultados e contribuir no processo de tomada de decisão clínica e gestão para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, ressalta a gerente do Instituto de Ensino da Saúde e Gestão (IESG), Luciana Knop.

O projeto é realizado pelo IESG, em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do HEC. “É de extrema importância que a Liga apresente à sociedade científica a sua produção, demonstrando, através de seus trabalhos, o que há de mais novo e de alta complexidade em saúde que estão sendo realizados na entidade filantrópica”, acrescenta Luciana.

Para a coordenadora do NEP, Paula Ribeiro, o evento reafirma a importância da pesquisa científica para ampliação dos estudos e debates de temas relacionados ao cuidado da saúde da mãe e da criança. “Este encontro permitirá visualizar os resultados das pesquisas realizados no Martagão e no HEC, os principais centros de pediatria do estado”, frisa.

O melhor trabalho será premiado com o “Prêmio Álvaro Bahia”, em homenagem a um dos fundadores da instituição. Renomado pediatra, Álvaro Pontes Bahia foi um dos fundadores da Liga e idealizador do Martagão Gesteira. Defendeu, de forma sistemática, a saúde das crianças, mudando a forma do atendimento, anteriormente caritativa, para uma assistência efetiva, com bases sólidas técnico-científicas.