Mais de 1950 bebês já foram beneficiados pelo Banco de Leite Humano do HEC

Imagem Banner

Mais de 1.950 bebês já foram beneficiados pelo Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Criança (HEC). Nesta sexta-feira, 19, quando se celebra o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, esse importante setor do hospital completa três anos, desde a inauguração das suas instalações.

Nesse período, foram coletados mais de 2.500 litros de leite e o setor conta atualmente com 60 doadoras cadastradas. A coordenadora do Banco, Wanessa Ribeiro, ressalta que o leite materno é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças entre 0 a 6 meses de vida, além de auxiliar na prevenção de muitas doenças. No entanto, o setor ainda enfrenta muitos desafios para manter um razoável estoque de leite materno que possa atender às mães e seus filhos.

“Toda doação é bem-vinda e ajuda a salvar os recém-nascidos prematuros que precisam do leite materno para se alimentar, amadurecer o seu sistema gastrointestinal, reduzindo os riscos de enterocolite e, consequentemente, a mortalidade destes pacientes vulneráveis que apresentam imunidade diminuída. Qualquer que seja o volume doado fará muita diferença e, com certeza, vai contribuir para salvar a vida de bebês prematuros internados nas UTI’s neonatais do HEC”, alerta a coordenadora do banco.

Inaugurado durante a pandemia, o Banco de Leite Humano do HEC está localizado no térreo, ao lado da recepção geral do hospital, para melhorar o atendimento de todas as mulheres que estejam precisando de apoio em relação à amamentação, que estejam com alguma dificuldade para amamentar ou até que tenham uma produção excessiva de leite e queiram fazer a doação.

As mulheres que tenham interesse em atendimento ou em contribuir com o BLH do HEC podem se dirigir à unidade, das 7h às 19h, todos os dias da semana (incluindo os sábados e domingos), ou entrar em contato pelo (75) 3602-0630 ou (75) 9 9164-0217 para receber orientações de como deve ser feita a doação. É preciso ressaltar que o leite materno deve ser colocado apenas em recipientes de vidro com tampa plástica.

O HEC é uma unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), gerida desde 2005 pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (mantenedora do Hospital Martagão Gesteira).