Equipes assistenciais do Martagão Gesteira e do Hospital Estadual da Criança (HEC) distribuíram cartilhas educativas para conscientizar pacientes e acompanhantes sobre a importância da segurança do paciente. A ação ocorreu no mês de setembro e teve como objetivo principal reforçar as principais formas de promover uma assistência segura, guiada pelas metas internacionais da segurança do paciente.
Diretora operacional do Martagão, Queitiane Carneiro ressaltou que, seguindo o tema da campanha global de 2023, o hospital desenvolveu atividades direcionas para toda a equipe, mas com foco no engajamento do paciente e seus familiares. “Quando os pacientes e acompanhantes se tornam agentes do cuidado através de saberes transmitidos por nossa equipe multidisciplinar, os benefícios são notáveis. Vão desde a satisfação do usuário até uma assistência segura e redução de custos”, frisou.
A diretora operacional do HEC, Lívia Leite, acrescentou que a participação dos pacientes e acompanhantes é de muito importante para a segurança e qualidade da assistência. “Este momento de interação para distribuição da cartilha reforça que o centro do cuidado é o paciente. Na ação, pacientes e seus acompanhantes participaram ativamente, interagindo e sugerindo melhorias em seus cuidados”, afirmou.
Outra unidade da Liga Álvaro Bahia também realizou uma ação sobre o tema. No Hospital Sokids, foi feita uma dinâmica com os colaboradores para debater aspectos relacionados à segurança do paciente.
“Visando reforçar a importância de termos atenção em nossa rotina, fizemos uma dinâmica com ênfase na responsabilidade de sempre estarmos atentos a todo processo independentemente da função exercida, pois o objetivo é único: a segurança com qualidade e satisfação dos que demandam os serviços”, destacou a gerente operacional do Sokids, Edilene Sant'Anna.