Novembro roxo: HEC promove ações sobre prematuridade

Imagem Banner

Em alusão ao “Novembro roxo”, o Hospital Estadual da Criança (HEC) promoveu uma série de ações para conscientização sobre a prematuridade e como a assistência a esses bebês pode ser desenvolvida visando melhor prognóstico. Um bebê é considerado prematuro quando nasce antes da 37ª semana de gestação.

As atividades envolveram os profissionais de saúde, genitores e familiares. A campanha nacional desse ano traz como temática “Pequenas Ações, Grande Impacto – Contato pele a pele imediato para todos os bebês em todos os lugares”.

“Neste mês de sensibilização, foram produzidas ações para elucidar ainda mais sobre as causas que podem resultar em parto prematuro e quais estratégias podem ser desenvolvidas tanto para prevenção como para a promoção da melhor qualidade da assistência para esse bebê e sua família”, detalhou a coordenadora da Ucinco e Ucinca, Mariana Gonçalves.

Como parte das ações, foram feitas uma ornamentação do hospital e uma exposição de fotos que foram registradas no HEC, trazendo o contexto de contato pele a pele imediato.

Foram montados, ainda, estandes que contaram com a presença da equipe multiprofissional. “De forma lúdica, dialogada e expositiva, abordaram o papel dos profissionais na promoção da qualidade da assistência a esse recém-nascido e a sua família”, acrescentou Mariana.

No dia 17 de novembro, data mundial de sensibilização à prematuridade, foi realizada uma ação de plantio de mudas de Ipê Roxo “como símbolo ao bebê prematuro”. "É muito importante darmos visibilidade a este tema porque é uma questão de saúde pública. O HEC é referência no estado e tem um papel fundamental nesse contexto", finaliza a coordenadora médica da Ucinco e Ucinca, a pediatra e neonatologista Thays Rodrigues.