As obras da Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera do Hospital Estadual da Criança (HEC) foram iniciadas. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (20), em Feira de Santana, durante visita à cidade.
De acordo com o governador, os investimentos reforçam a qualidade dos serviços já prestados nos hospitais. “Autorizamos a implantação desse importante espaço para a cidade e região, que é a Casa da Gestante. Um ambiente com 20 vagas para mulheres, que não precisam ficar internadas em ambiente hospitalar, serem acompanhadas antes ou depois do parto”, explicou Jerônimo.
Com um investimento de cerca de R$ 2 milhões somente na obra física, a Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera vai receber mulheres de toda a região, oferecendo acolhimento e atendimento humanizado para mães e bebês. A unidade de cuidado vai atender ao neonato de risco e a puérpera que demandam atenção em serviço de saúde de alta complexidade, mas não exigem vigilância constante em ambiente hospitalar, ou mesmo para aqueles que não possam retornar ao domicílio no momento de pré-alta.
O local que será construído anexo ao Hospital Estadual da Criança (HEC) também vai contar com enfermarias, consultórios ginecológicos e pediátricos, espaço multiuso, sala de atendimento multiprofissional, área de serviço, banheiros equipados, além de farmácia.
"Um acolhimento humanizado para as gestantes e recém-nascidos que precisam de cuidado especializado. Esse é o nosso propósito e desafio, acolher essas mães que, muitas vezes, vem do interior e precisam de um ambiente seguro, que fique próximo a uma unidade hospitalar para ter o seu acolhimento e, se for necessário, a intervenção hospitalar em uma unidade próxima”, ressaltou a secretária da Saúde do estado, Roberta Santana.
Superintendente geral da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, entidade que desde 2015 gerencia o HEC, Carlos Emanuel Melo destaca que a ação do governo ocorre em uma data oportuna, quando a Liga completa seu centenário. “A implantação da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera é a confirmação de um projeto que casa com o centenário da Liga Álvaro Bahia. Essa ação do Estado está em consonância com o projeto da entidade filantrópica pensado ainda em 1923. A preocupação de Álvaro Bahia, fundador da Liga, sempre esteve relacionada com a saúde da mãe e do filho”, afirmou.