Entre os dias 24 e 28 de março, o Hospital da Criança de Maringá realizou seu Planejamento Estratégico 2025, um processo que reuniu gestores, profissionais de saúde, a gestão municipal e representantes da sociedade civil organizada de Maringá para definir diretrizes, estabelecer metas e estruturar um caminho para o futuro da instituição.
O evento incluiu revisão da história e missão da instituição, análise SWOT, elaboração de um Mapa Estratégico, definição de planos de ação e indicadores de desempenho. A iniciativa integra o conjunto de diretrizes da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, instituição que administra o hospital.
O superintendente da Liga, Carlos Emanuel, destacou a importância desse processo. "O planejamento estratégico de Maringá foi mais um dos desdobramentos do nosso planejamento estratégico da Liga, e foi um momento de alinhamento de expectativas entre a Liga, a equipe do hospital, a sociedade civil organizada de Maringá e a gestão pública do município. Foi um passo importante, pois pudemos, além de alinhar nossas expectativas, definir objetivos, metas e estratégias para atingi-las".
Diretora geral do HCM, Déa Marcia reforçou a relevância do planejamento para a governança da instituição e a melhoria dos serviços prestados. "O planejamento estratégico é um instrumento essencial para fortalecer a governança do hospital, permitindo decisões mais assertivas e sustentáveis. Com ele, conseguimos alinhar nossas ações, otimizar recursos e aprimorar continuamente a qualidade da assistência prestada às crianças e suas famílias, garantindo um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado."
Com esse planejamento, o hospital estrutura suas ações para os próximos anos, fortalecendo sua atuação e buscando aperfeiçoar a assistência oferecida às crianças e suas famílias.
A diretora operacional do HCM, Juliana Motta, ressaltou o impacto da metodologia utilizada: "O planejamento estratégico de uma organização, principalmente uma instituição de saúde, é fundamental, pois permite a organização dos recursos e o planejamento de uma assistência de melhor qualidade, garantindo a perenidade da instituição. A metodologia utilizada no HCM foi muito importante, pois envolveu toda a liderança na construção, fazendo com que todos compreendessem melhor cada objetivo estratégico do nosso Mapa Estratégico".