Uma sessão especial da Câmara de Vereadores homenageou o Martagão Gesteira pelos 60 anos de dedicação à saúde pediátrica da Bahia. Promovida pela vereadora Aladilce Souza e realizada nesta quinta-feira (5), a iniciativa destacou a importância do hospital para o SUS do estado e o legado da sua instituição mantenedora, a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil.
Com auditório lotado, a sessão teve, ainda, a participação do Coral Vozes da Vida, formado por ex-pacientes do hospital. A vereadora Aladilce Souza, que é sócia benemérita da Liga, abriu a sessão parabenizando todos os colaboradores. “Reconheci no Martagão uma instituição filantrópica, 100% SUS, exclusivamente pediátrica, que faz um trabalho único. Pela assistência às crianças, pela complexidade que atende e pelo acolhimento que oferece. É uma referência essencial para a saúde pública e tem um papel indispensável na vida de milhares de famílias baianas.”
O vice-presidente do Conselho da Liga, Maurício Martins, ressaltou o papel dos voluntários do Martagão. “O voluntariado não é apenas um complemento ao trabalho da equipe médica. É uma alma que caminha junto com o hospital. É o abraço antes da cirurgia, a palavra de fé nos corredores, o brinquedo entregue com amor, o carinho dedicado aos pais. São pessoas que escolhem doar o que têm de mais precioso: o tempo, a escuta, o carinho. E com isso, oferecem algo que remédio algum pode substituir: humanidade.”
Presidente de honra da entidade e neta do fundador do hospital, Rosina Bahia relembrou a dedicação do seu avô, Álvaro Bahia, para que o Martagão fosse construído. “É um hospital que expressa o amor, que tem cumprido a missão de atender os pacientes ao longo dos anos. A missão permaneceu, desde a criação da Liga. É um verdadeiro desbravador da atenção hospitalar às crianças. Levou 19 anos para ser construído”. Ela cantou, ainda, um samba feito em homenagem ao seu avô. “O Doutor Bahia sabe examinar, ele cura a dor em qualquer lugar.”
O superintendente da Liga, Carlos Emanuel Melo, destacou o trabalho feito pelo Martagão. “Agradeço a Deus pela vida do Hospital Martagão Gesteira, pelos seus 60 anos, e pela oportunidade que Ele me deu de conviver 25 anos da minha vida nesse lugar. Onde aprendi mais do que em qualquer outro.”
Na sessão, houve também um depoimento de uma mãe de pacientes. “Quando recebi o diagnóstico de câncer da minha filha em 2011, percorremos diversos hospitais. O único que abriu as portas e nos acolheu foi o Martagão. Foram anos de tratamento, quimioterapia, cirurgias, e nunca nos faltou nada. Fomos acolhidas e abraçadas. O Martagão é minha segunda família.”
Também estiveram presentes o vereador Felipe Santana e a promotora de Justiça Rocío Garcia Matos, representando o Ministério Público da Bahia (MP-BA).
Fotos: 📸: @vitorgrafando | Victor Queirós







































